Sua casa, seu sonho, nosso projeto.

Muitos usam a palavra sonho quando se referem ao desejo por um novo lar. Inclusive nós! Parece clichê, mas é difícil encontrar palavra que expresse tão bem o sentimento daqueles que buscam uma nova morada, com todas as características que atendam suas necessidades, gostos e personalidade.
Quando este sonho passa a ser um objetivo concreto, os desafios desta jornada se apresentam e costumam assustar os que pouco se informaram do assunto. Mas, fique tranquilo, estes desafios tornam-se apenas etapas a serem cumpridas quando os que sonham dedicam-se em planejar sua jornada com afinco, e claro, apoio de bons profissionais.
Sem nenhuma dúvida o primeiro passo, a escolha do terreno, é de grande importância para a realização do sonho. À exceção daqueles que desejam uma casa isolada, totalmente rodeada pela natureza e de acesso restrito, boa infraestrutura e uma localização privilegiada são tradicionalmente os principais aspectos observados por aqueles que compram um lote.
Somado ao fator preço, infraestrutura e localização sem dúvida são fatores que devem ser considerados na tomada de decisão. Porém, existem outros aspectos que normalmente passam desapercebidos para muitos, principalmente os que não se informam ou são bem assessorados por corretores especializados, arquitetos ou engenheiros.
Dentre estes aspectos, destaca-se a topografia. É comum a supervalorização de lotes extremamente planos, até porque uma topografia deste tipo simplifica a elaboração do projeto e execução da obra. Contudo, uma certa inclinação no terreno propicia condições muito interessantes para o desenvolvimento de soluções arquitetônicas que, se bem usadas, agregam muito valor estético e funcional para uma casa.
Por outro lado, topografias extremamente acidentadas não somente exigem maior esforço para elaboração do projeto arquitetônico, mas sobretudo, grande atenção no desenvolvimento da engenharia que garantirá a estabilidade da edificação, terreno e seu entorno. As construções em terrenos com topografia mais acidentada tendem a exigir maior recurso financeiro, em contrapartida, quando bem projetadas e executadas tem enorme chance de produzir resultados incríveis.
Mas como saber qual a melhor topografia? Sem dúvida a condição ideal é consultar um arquiteto antes de adquirir um lote. Pode parecer prematuro, mas uma boa orientação com base nos desejos, necessidades e disponibilidade financeira certamente contribuirão em favor da melhor escolha. Quando possível, contar com a visita deste profissional aos locais preteridos pode produzir um resultado surpreendente. O olhar diferenciado de um bom profissional desvendará aspectos positivos e negativos que passariam totalmente desapercebido para pessoas leigas, protegendo-as do risco de não fazerem a melhor escolha.
Infelizmente, a maioria não dispõe de recursos para arcar com uma assessoria profissional ainda numa fase tão inicial da jornada. Nesta circunstância uma dica útil é usar o recurso da comparação, ou seja, observar construções que foram erguidas em terrenos com características topográficas similares ao lote em análise, de preferência na própria vizinhança. Provavelmente a comparação tornará mais fácil visualizar o que é possível e necessário para construir na condição existente.
Quando a aquisição do lote se dá em um lançamento imobiliário em que o empreendimento ainda não está concluído é aconselhável maior cautela, principalmente quando a região possui uma topografia significativamente acidentada. Nestas condições, solicitar o levantamento topográfico do empreendimento e submetê-lo a um profissional de confiança pode ser considerada uma ação prudente.
Certamente a topografia apresenta-se com maior destaque quando analisamos a compra de um lote. Porém, há outros aspectos que merecem atenção, um deles diz respeito à legislação local. Muitos desconhecem o fato que cada município possui suas próprias regras para o uso e ocupação do solo, determinando regras que as construções devem seguir para serem consideradas regulares.
No caso de condomínios é muito comum a exigência de regulamento interno do condomínio que, além da legislação municipal que sempre deve ser atendida. Quando se analisar comprar um lote em um condomínio vale a pena consultar as condições exigidas para não se deparar com eventuais surpresas desagradáveis, como por exemplo, a proibição de determinada metodologia construtiva, a exigência de determinada área construída mínima ou outras condicionantes que podem não ser de interesse.
É importante destacar que construir sem a devida aprovação do projeto é uma infração que expõe o proprietário do imóvel a penalidades e o embargo da obra. Portanto, deve-se dar toda atenção devida ao processo legal de uma construção.
Por fim, a elaboração dos projetos para construção de uma casa exigirá conhecer as características do subsolo, permitindo projetar as fundações e eventuais contenções. Esta é uma analise prioritariamente técnica e fundamental no seu devido momento. No entanto, dificilmente a escolha do lote exigirá alguma análise deste aspecto, já que uma casa não é o tipo de construção que requer grandes cargas neste importante componente da estrutura.
É sempre bom lembrar que a escolha do terreno é o primeiro passo para construção de um sonho. E sua importância exige cuidados que não devem ser desconsiderados.
Boa jornada.